Seguidores

sábado, setembro 25, 2010

1º Encontro de Carro Antigo de Congonhas!

Evento itinerante estréia em cidade histórica mineira

Tem ganhado força entre os clubes especializados em automóveis antigos a regionalização dos encontros anuais, como forma de reduzir o número de encontros simultâneos que aumenta a cada ano, e ao mesmo tempo criar eventos maiores e mais bem organizados.
Mas um grupo de antigomobilistas mineiros foi além. Decidiu criar uma entidade regional, que abrange 6 municípios. Assim nasceu o Clube de Autos Antigos Rota Real (CAARR), com representatividade e diretores em Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçuí, Carandaí, Ouro Branco e Ouro Preto. Presidido por Caio Mário Baptista Pereira, de Conselheiro Lafaiete, o CAARR, apesar de recém criado, já encontra-se em processo de filiação à Federação Brasileira de Veículos Antigos.
O objetivo do novo clube é realizar a cada ano um encontro em uma das cidades participantes. E a estréia promete ser em alto estilo, pois a cidade escolhida é um Patrimônio Cultural da Humanidade e está entre as mais visitadas pelo turistas em Minas Gerais: Congonhas, símbolo da arte barroca, terra de Antonio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”.
O 1º Encontro Regional de Autos Antigos acontece nos dias 25 e 26 de setembro e o local escolhido é a “Romaria” um dos principais pontos turísticos da cidade. Construída na década de 1930 para servir de hospedagem popular para os romeiros que visitavam (e ainda visitam) a cidade anualmente, a “Romaria” tem formato circular, e é composta de inúmeras pequenas construções com um enorme pátio central (onde ficarão expostos os automóveis antigos). Foi desativada em 1968 e parcialmente demolida, sendo inteiramente restaurada em 1995. Hoje faz parte do conjunto arquitetônico histórico de Congonhas e é utilizado na realização de eventos culturais e de preservação da memória cultural. Tem sede ali a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, o Museu de Minerologia, o Museu de Arte Sacra, a Sala de Matosinhos, entre outros.

Mas Congonhas tem diversas outros pontos turísticos e entre os mais famosos está o conjunto de 12 profetas esculpidos em pedra sabão por “Aleijadinho” e que ornamenta a entrada da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Saiba mais sobre Congonhas no box abaixo.
As inscrições custam R$ 60,00 por expositor. Somente serão aceitos veículos fabricados até 1985 e em bom estado de conservação. No sábado (25) haverá um coquetel de confraternização para expositores e convidados, a partir das 21 horas. As vagas são limitadas.
De acordo com o cronograma do Clube de Autos Antigos Rota Real, o Encontro Regional de Autos Antigos somente voltará a acontecer em Congonhas daqui há 5 anos, já que nos próximos acontecerá nas demais cidades abrangidas pelo clube. Portanto, se você ainda não conhece esta cidade que é um verdadeiro mergulho na história do Brasil Colonial, essa é uma ótima oportunidade. Se já conhece, nunca é demais voltar
 
      
  Um passeio por Congonhas


Fundada em 1757, Congonhas possui cerca de 44 mil habitantes e fica há apenas 70 quilômetros da capital mineira. Possui um dos mais expressivos conjuntos de riqueza barroca no Brasil, graças à contribuição de seu grande escultor, Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho. São famosas as imagens de 12 profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.
Congonhas é também uma cidade de peregrinação, sendo visitada todos os anos por cerca de 5 mil fiéis, durante a festa de Bom Jesus de Matosinhos, que acontece entre os dias 7 e 14 de setembro.
O município possui ainda muitas outras atrações turísticas, entre elas a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário, o Museu da Imagem e Memória, o Salão dos Ex-votos, o Parque da Cachoeira e a própria “Romaria”, local do encontro de autos antigos. Além do turismo, tem a exploração de minérios entre suas principais atividades econômicas.
Congonhas é Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO desde 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !