Seguidores

sexta-feira, outubro 22, 2010

Viagem Retorno de Bela Vista de Minas!!!

Devargazinho vamos fazendo a Estrada Real!!

Serra da Piedade, um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros, localiza-se no município de Caeté, divisa com Sabará. Sua história está estreitamente ligada a ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiro aventureiros em busca de ouro.



A vocação mística deste lugar iniciou-se a partir da lenda da menina muda de nascença, que avistando no alto da Serra da Piedade, a figura da Virgem com Jesus em seus braços, começou a falar, contando o ocorrido. Nossa Senhora reapareceu várias vezes para a menina, que, muito piedosa, foi curada .
A lenda da aparição da virgem cativou o fidalgo português Antônio da Silva Bracarena, rico oficial de cantaria que decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A ereção do templo iniciou-se a partir de setembro de 1767 , sendo que um de seus sinos data de 1770. A imagem de Nossa Senhora da Piedade , que segundo alguns autores veio da cidade do Porto, se encontra ainda hoje no altar-mor da igreja.
Após a morte de Bracarena, o Santuário foi habitado por ermitões, que viviam a rezar e a esmolar para as obras da capela. No inicio do século XIX, Padre Gonçalves Pereira, vigário de Roças Novas, resolveu tomar para si a tarefa de cuidar do templo.




No Brasil Colônia, o território que hoje constitui Minas Gerais era cortado, de norte a sul, por dois eixos viários principais, separados entre si pela cadeia do Espinhaço. Esses caminhos ligavam o Tijuco (hoje, Diamantina) Vila Rica (Ouro Preto). Daí para o sul, a direção era a Corte. Esses dois eixos possuíam uma ligação transversal, que, partindo de Sabará em direção ao nordeste, passava por Pompeu, Mestre Caetano, Cuiabá, Caeté, Serra da Piedade, juntando-se ao caminho de leste, no alto curso dos rios Santa Bárbara e Santo Antonio, ambos afluentes do rio Doce. Caminhos secundários colocavam arraias e vilas em contato com as vias principais, acima citadas. Subsistem até hoje muitos trechos de rede viárias da época da Colônia. Algumas estradas ainda guardam a aparência e o traçado da época da decadência de minas e de distancias em distancias, encontram-se povoados, onde se destacam a igreja principal, geralmente majestosa, e capelas, em meio ao casario miúdo. O trecho de estrada que ligava Sabará a Caeté
Fonte: Fotos e Comentários de Iracema Rugani !!!

Parada na Subida da Serra da Piedade!!
Parada na Estrada Real
Bruno Mansur , Herbert , Pampolini e Borges em Caeté!!
Vista da Viagem Bruno e Herbert na Frente!!!

Foto do Herbert linda Igreja em Caeté !!!

Uma parada para descanso num local maravilhoso!!!
Segue um pedaçinho da nossa viagem de retorno do Encontro em Bela Vista de Minas

Fonte: Borges Viagens e Portal do Fusca

Um comentário:

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !