Seguidores

sexta-feira, janeiro 27, 2012

2 º Documentario e continuação da viagem da Beth em Sofala (8eira)

Nossa viagem continua fomos para Sofala na Provincia de Beira, onde a Beth fez um tour de Copela (Tuque~Tuque), visitando varios pontos do local e também jantamos num dos melhores bar de Beira " O Bar do Anselmo" um bar simples rustico em uma praia do Oceano Indico, mas com muita criatividade na decoração  e uma comida de primeira sem falar do tratamento que é feito para todos os clientes. E como tudo não acontece por acaso conhecemos uma senhora Australiana que mora na Africa do Sul, estava no mesmo Hotel  Tivoli e estava indo conosco no mesmo taxi para também jantar em outro restaurante. . Ao percebermos que ela falava casteliano por morar no Mexico por tres anos, chama_se Rebeca., a Beth a convidamos a ir conosco jantar foi muito legal poder encontrar e poder estar com outras pessoas. Valeu e muito.  


t
Aeroporto Internacional de Beira
Caminho do Aeroporto para Hotel Tivoli
Rebeca e Beth
Rebeca, Anselmo, Beth , Frank e Borges
Bar do Anselmo
Hotel Tivoli
Molhando o pé no Oceano Índico em Beira
Beth andando nas prais do Oceano Índico em Beira

História Sofala já era conhecida há muitos séculos.

Sofala é uma província de Moçambique. Situa-se na região centro do país, com uma longa costa, numa reentrância do canal de Moçambique. A sua capital é a cidade costeira da Beira, localizada a cerca de 1190 km a norte da cidade de Maputo, capital do país. Com uma área de 67 753 km², esta província está dividida em 12 distritos e possui, desde 2008, 4 municípios: Beira, Dondo, Gorongosa e Marromeu.
Com pouco mais de 1 milhão e 640 mil residentes, a população de Sofala cresceu 21,5%, entre 1997 e 2007, tendo sido contabilizado um aumento de mais de 350 mil habitantes neste período.No século X, Al-Masudi descreve as terras de Sofala e da importância da mineração e comércio entre o Império dos Mwenemutapas e os árabes e indianos que ali se haviam estabelecido.
Nessa época, Sofala abrangia toda a costa centro e norte do actual Moçambique.
Quando os portugueses entraram em contacto com a África Meridional-Oriental (pelo Cabo da Boa Esperança), foram informados do comércio com Sofala: grandes traficantes muçulmanos de Ormuz, de Adem e de outros lugares recebiam o ouro de outros mercadores muçulmanos que captavam o metal para com ele poderem obter os panos de algodão de Cambaia e outras peças vindas do mar Vermelho ou de Guzarate.
Durante grande parte do período colonial esta província era parte integrante do "Distrito de Manica e Sofala". Em 5 de Agosto de 1970 este distrito foi dividido no distrito de Sofala e no distrito de Vila Pery (antigo nome da cidade de Chimoio) . Durante o período do Governo de Transição (de 7 de Setembro de 1974 a 25 de Junho de 1975) o distrito de Sofala passou a província de Sofala.
Distritos
Sofala está dividida em 12 distritos: 
Búzi
Caia
Chemba
Cheringoma
Chibabava
Dondo
Gorongosa
Machanga
Maringué
Marromeu
Muanza
Nhamatanda

Municípios
Esta província possui 4 municípios:
Beira (cidade)
Dondo (cidade)
Gorongosa (vila)
Marromeu (vila)

Fonte: Fotos proprias e Site Portal Governo de Sofala






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar deste blog, sua opinião é muito importante. abraços, Borjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !

Os Ganhadores: Juliano Rosa e Ideraldo Cruz (MG) e Richard Barreto (RJ) Parabéns e Obrigado !
Aguardem Nova Camisa do Blog !